domingo, 16 de setembro de 2007

AGRICULTURA URBANA MELHORA VIDA DE 50 FAMILIAS EM SOBRAL


O Instituto de Ecologia Social Carnaúba, em parceria com a Diocese de Sobral, e apoio de MISEREOR (entidade Alemã) implantam em 05 bairros de Sobral: Vila União, Terrenos Novos, Expectativa I e II e Parque Silvana. O Projeto de Agricultura Urbana tem como objetivo a inclusão social, o respeito e defesa da ecologia e a construção da cidadania, reunindo homens e mulheres na construção de uma proposta agrícola para zona urbana.

O projeto com duração de 02 anos, começou há 01 ano, em agosto de 2006, e serão atendidas cerca de 80 famílias. A principal atividade é construção de 80 hortas familiares, nos quintais das residências. Além das hortas haverá ainda cursos de capacitação nas áreas de: produção de ervas medicinais, hortas orgânicas, alimentação alternativa, sócio economia solidária, consumo consciente e ecologia social voltada para qualidade de vida urbana. Haverá ainda uma campanha de divulgação da proposta, através de boletins e internet e um programa de rádio, aos sábados, na Rádio Educadora do Nordeste, de 10hs ás 10:30.

Já foram implantadas 50 hortas e estão produzindo alimentos e ervas medicinais, que são usadas pelas famílias e pela comunidade. Algumas famílias já estão comercializando o excedente, gerando aumento na renda familiar. Percebe-se que as famílias que participam do projeto se integram com mais facilidade às políticas públicas de saúde e educação, participando da associação de moradores, conselhos e atividades da paróquia, conscientes da defesa do meio ambiente, da qualidade de vida, dos direitos do consumidor, das relações de gênero, geração e cidadania.

Os beneficiários recebem a assessoria técnica, capacitação, insumos para a implantação das hortas. Já foram realizadas 02 visitas técnicas, uma a Viçosa do Ceará, para que as famílias conhecessem o programa de remédios caseiros da Prefeitura de Viçosa, e a Comunidade de Santo Elias na Serra da Meruoca, onde as famílias puderam conhecer uma experiência de produção orgânica. As visitas permitem que se alargue os horizontes da visão das famílias.

O Projeto recebe o aporte financeiro de MISEREOR – entidade Alemã - que tem apoiado projetos sociais em várias partes do mundo, através do apoio de Dom Fernando Saburido, Bispo diocesano de Sobral, que possibilitou a parceria entre o Instituto Carnaúba e MISEREOR dando seu aval à proposta do Projeto em curso.

Contato: Instituto Carnaúba Rua dr. João do Monte, 917 Centro Sobral – CE Site:
www.carnauba.org E-mail: carnauba@carnauba.org, Telefone: 88. 3611.8124

Nenhum comentário: